Visitar a Itália é o sonho de muita gente e isso não é novidade. O que talvez nem todos saibam é que viajar de trem na Itália pode deixar a viagem ainda mais interessante.
Diferente do Brasil, onde são poucos os casos onde podemos viajar de trem entre cidades, na Itália e em toda a Europa além de ser possível, também é uma forma econômica, rápida e diferente de conhecer os países.
Veja mais: Roteiro de 7 dias pela Itália
Lindas paisagens através da janela
Para mim essa foi uma das maiores vantagens de viajar de trem na Itália. Pela janela você pode ver paisagens lindas, campos floridos e até mesmo cidades minúsculas no alto de montanhas.
Enquanto viajávamos pela Sicília, por exemplo, pudemos ver enormes paredões de pedra, campos floridos, uma parte do mar e antes mesmo de chegar ao vulcão Etna, já o víamos a quilômetros de distância.
Pensando que talvez você não tenha tempo de conhecer o país inteiro, esta é uma maneira diferente de conhecer um pouco mais a Itália enquanto se desloca de uma cidade para outra.
Viagens em alta velocidade
Alguns trens na Itália atingem velocidades superiores a 300 km/h! Além de ser uma experiência totalmente diferente do que temos no Brasil, você consegue se deslocar muito rapidamente entre as cidades.
Se você pensa em pegar um avião para ir de uma cidade a outra pensando em otimizar o tempo, dependendo da distância é melhor considerar um trem.
Em viagens de trem você não perde tempo fazendo check-in, despachando bagagem e fazendo todo aquele procedimento demorado dos voos.
Vale lembrar que nem todo trem na Itália atingem velocidades tão altas. Para saber o tempo de viagem entre uma cidade e outra, consulte o site da Trenitalia.
Viajar de trem na Itália é barato
Com um pouco de planejamento, sua viagem pode ficar bem barata ao viajar de trem. Alguns trechos tem horários ou dias promocionais e você pode consultar todos os preços no site da Trenitália.
Em uma viagem de Florença a Roma, por exemplo, o preço da passagem de trem pode variar de €20 a €40 por pessoa, dependendo do horário e do dia da semana.
Estações de trem com guarda volumes
Em viagens é muito comum querer parar no caminho entre duas cidades para visitar uma terceira no caminho. Pensando nisso, muitas estações de trem na Itália possuem um serviço que te permite deixar a sua bagagem enquanto anda pela cidade.
Pra mim foi muito útil quando passei em Palermo, voltando de Catânia para Milão. Enquanto visitava a cidade e esperava pelo voo, deixei as malas na estação e pude andar pelas ruas sem preocupação. Nem todas as estações possuem guarda volumes, estão vale consultar o site da Trenitalia para saber mais.
Por tudo isso, vale e muito a pena viajar de trem pela Itália. Mesmo que você não faça como eu, que rodei a Itália praticamente inteira de trem, vale a pena a experiência de se deslocar pela terra da bota pelo menos uma vez.