Conhecer a Itália é o sonho de muitas pessoas e os motivos são infinitos. Sua comida, história e cultura atraem turistas do mundo inteiro. Pensando nisso, preparamos um roteiro de viagem pela Itália em 7 dias.
É possível conhecer a Itália em 7 dias?
Eu diria que é o tempo mínimo para entender e viver um pouco da cultura de um país como a Itália. Como disse no início do post, a Itália tem uma riqueza cultural enorme. Uma infinidade de coisas para se descobrir ao longo de uma vida.
Ao todo passei 21 dias na Itália, viajando de norte a sul, e ainda sinto falta de ter visitado muitos lugares.
Embora a Itália seja um país pequeno se comparado ao Brasil, se considerarmos o tempo gasto com deslocamento entre as cidades, aeroportos e filas, o tempo para conhecer o país diminui ainda mais.
Para quem está em uma Eurotrip e vai visitar muitos países, uma semana pode ser muito tempo na Itália. Neste caso, eu considero Roma como o lugar ideal se você tiver apenas 1 ou 2 dias para o país.
Quais cidades visitar em 7 dias na Itália?
Neste roteiro eu incluí as cidades de Veneza, Florença e Roma. São cidades que apresentam uma diversidade cultural interessante, ótima comida e em geral são as preferidas de quem visita a Itália pela primeira vez.
Um ponto importante que foi considerado neste roteiro pela Itália em 7 dias, é sobre o deslocamento entre cidades. Como uma semana não é um período muito grande, preferi optar por cidades que não tivessem uma distância muito grande entre si.
Da forma que nosso roteiro foi estruturado, você levará entre 1:30 e 2:00 para ir de uma cidade a outra usando o trem, que é a forma mais eficiente para se deslocar entre as cidades italianas.
Veneza – 2 dias
Com uma arquitetura sem igual, Veneza é uma cidade única em muitos aspectos. Atravessar suas pontes e cruzar as vielas é uma experiência diferente de tudo. Dois dias em Veneza podem ser vividos intensamente, conhecendo cada um dos seus cantos, praças e descobrindo sempre algo encantador.
Eu fiquei apenas um dia, mas teria ficado mais tempo se não fosse comprometer o restante do meu roteiro. Se você não puder ficar dois dias por aqui, em um dia conseguirá conhecer bastante coisa.
Uma dica que faz muita diferença em Veneza é ficar hospedado na própria ilha. Algumas pessoas ficam hospedadas na parte continental de Veneza (estação de Mestre), para economizar na hospedagem.
O tempo e o valor gasto com o deslocamento entre a parte continental e a ilha, podem não valer muito a pena.
Veja mais: Um dia em Veneza
Hospedagem: Veja uma lista de opções de hotéis em Veneza.
Atrações recomendadas: Piazza San Marco, Basilica di San Marco, Campanile di San Marco, Palazzo Ducale, Ponte Rialto, Ponte dei Suspiri, Basilica Santa Maria della Salute e Gallerie dell’Accademia.
Florença – 2 dias
Capital do Renascimento e da Toscana, Florença requer uma atenção especial. A cidade é cercada por museus, igrejas e galerias de arte. Em uma de suas igrejas estão os túmulos de ninguém menos que Galileu Galilei, Michelangelo, Maquiavel e Dante Alighieri.
Dois dias é um período pequeno, mas se forem bem organizados, será possível conhecer um pouco desta cidade que me encantou e me trás ótimas lembranças até hoje.
Com um pouco de disposição, é possível utilizar a manhã do segundo dia para visitar Pisa. De trem, cada trajeto leva pouco mais que 1h de duração.
Para conhecer sobre outras cidades da Toscana e como ela pode ser explorada de carro, veja nosso post sobre a viagem que fizemos por Monteriggioni, San Gimignano e Volterra.
Hospedagem: Veja uma lista de opções de hotéis em Florença.
Atrações recomendadas: Ponte Vecchio, Galeria dell’Accademia, Galeria Uffizi, Palazzo Vecchio, Bargello, Basilica di Santa Croce, Palazzo Pitti, Jardins de Boboli, Mercato Centrale e Piazzale Michelangelo.
Roma – 3 dias
Capital da Itália, berço da civilização ocidental e repleta de história, Roma é um grande museu ao ar livre. Fundada em 753 a.C., exerceu fortes influências no desenvolvimento da humanidade e na construção da Civilização Ocidental.
Cada passo dado em Roma é uma nova descoberta. Alguns guias de viagem dizem que 30 dias é o tempo necessário para conhecê-la por por completa.
Em Roma você pode conhecer os principais pontos turístico, como o Coliseu, Fórum Romano, Panteão e outros pontos listados mais abaixo.
Um dia de viagem pode ser reservado para visitar o Vaticano. Sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa, em um dia você consegue visitar a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano, incluindo a Capela Sistina.
Hospedagem: Veja uma lista de opções de hotéis em Roma.
Atrações recomendadas: Coliseu, Fórum Romano, Arco de Constantino, Mercado e Fórum Trajano, Monumento a Vittorio Emanuele II, Panteão, Fontana di Trevi, Piazza Navona, Circo Máximo, Praça e Basilica de São Pedro, Museus do Vaticano, Castelo Sant’Angelo, Rio Tibre e Ilha Tibertina.
Qual o melhor aeroporto para chegar na Itália?
Considerando que nosso roteiro começa por Veneza, a primeira ideia que vem a cabeça é o aeroporto de Milão, que fica a 4 horas de trem de Veneza. Para este trajeto, os bilhetes de trem custam em média € 40.
Pensando em economia de tempo e até mesmo de dinheiro, na hora de comprar a passagem, consulte também o valor para o aeroporto de Veneza. De carro ele fica a apenas 20 minutos da ilha. Você ganha tempo e o valor pode compensar.
Se preferir começar a viagem por Roma, pode comprar a passagem para o próprio aeroporto de Roma.
Então Diego, dicas muito legais, estou desembarcando em Milão dia 13/jan e pretendo explorar um pouco do que a itália tem pra oferecer, não vou com o propósito de mochilar mas estou percebendo que vai ser praticamente irresistível, haha, parabéns pelo blog!
Criei um blog pra registar o meu trajeto, vou usar seu roteiro pra me guiar, o principal ponto positivo é que não tenho pressa, então posso vasculhar bem!
nonvisa.blogspot.com
Abçs
Olá Cleber!
Muito bom saber que o post já está ajudando no seu planejamento. A Itália é um lugar irresistível e querer conhecer tudo é inevitável.
Brevemente terei um post com sugestões para quem pretende ficar mais dias.