Roteiro Indonésia – Bali e Komodo – Nossa viagem de 8 dias

8 mins de leitura

Montar nosso roteiro Indonésia não foi nada fácil, já que o país é formado por 17.508 ilhas e tivemos que escolher apenas duas delas. Após ter ficado 8 dias no país, neste post compartilho o meu roteiro Indonésia e espero que ele te ajude a planejar o seu por esse país maravilhoso!

Roteiro Indonésia

Em nossa viagem pela Indonésia nós conhecemos as ilhas de Bali e Flores, onde fizemos atividades totalmente diferentes, além de conhecer culturas e costumes diferentes em cada uma delas.

Enquanto em Bali nós conhecemos lindos campos de arroz, templos hindus e cachoeiras, na Ilha de Flores nossas atividades foram mais voltadas ao mar. Em Flores fizemos snorkel com manta raias e em barreiras de corais, além de conhecer os temidos Dragões de Komodo.

Para quem ainda não sabe onde fica a Indonésia, ela fica entre o Sudeste Asiático e a Austrália. Como Filipinas e a Tailândia ficam próximos, muita gente aproveita para incluir esses países na mesma viagem.

Bali: Ubud – 5 dias

Em Bali nós ficamos 5 noites em Ubud, uma cidade mais ao centro da ilha, rodeada de campos de arroz, cachoeiras e muito verde. Como nosso objetivo era fazer esse tipo atividade, Ubud fica muito bem localizada, além de ter uma boa estrutura de hotéis e restaurantes.

Campo de arroz onde ficava o nosso hotel em Bali
As paisagens com os campos de arroz em Bali eram lindas. Essa ficava bem na janela do bangalô onde nos hospedamos.
Templo Tirta Gangga em Bali
De todos os templos hindus que visitamos, o Tirta Gangga foi o mais bonito.

Nosso hotel ficava há 20 min do centro de Ubud, de carro, e era dentro de um campo de arroz lindo e enorme. Nosso bangalô tinha paredes de vidro, então todos os dias acordávamos de frente para aquela plantação linda de arroz.

A partir de Ubud visitamos todos os pontos que havíamos selecionado, com um motorista nos buscando no hotel todos os dias, já que se locomover em Bali não é tão simples. Você pode entrar com o Dewa, que tem uma empresa de turismo e organizou todos os nossos deslocamentos em Bali. O WhatsApp dele é +6281338044755, além de ter Instagram e site.

Alugar uma moto é uma opção (super barata, diga-se de passagem), mas achei o trânsito muito caótico e ainda por cima é mão inglesa por lá. Vi alguns turistas com braços e pernas ralados depois de caírem das motos.

De Bali também fizemos um bate-volta na ilha de Nusa Penida, que definitivamente merece pelo menos 2 dias inteiros para ser melhor explorada.

Vista aérea da Atuh Beach em Nusa Penida.
Atuh Beach foi um dos pontos que escolhemos pra visitar em Nusa Penida.

Flores: Labuan Bajo – 3 dias

A Ilha de Flores é ainda maior que Bali, e nós escolhemos ficar na região de Labuan Bajo, que é o melhor ponto de acesso para a Ilha de Komodo, Rinca e outras ilhas menores, que eram nossos objetivos de viagem.

Em Labuan Bajo nós ficamos hospedados no Plataran Komodo, um resort que foi uma das melhores hospedagens que já tivemos na vida.

Na Ilha de Komodo nós conhecemos os temíveis Dragões de Komodo, que são os maiores lagartos do mundo e só existem nessa região. Eles podem chegar a ter 3 metros de comprimento e sua saliva é mortal.

Dragões de Komodo comendo um Javali
Momento em que ficamos cara a cara com os Dragões de Komodo, incluindo o maior dragão da ilha. Neste momento eles comiam um Javali.
Praia Rosa no Parque Nacional de Komodo
A Praia Rosa foi um dos locais que estavam no nosso roteiro em Komodo.

Outro encontro encantador que tivemos foi com as Manta Raias! Tivemos a chance de fazer snorkel com 5 delas, que mediam até 3 metros de largura. Para quem gosta de mergulhar, essa região é ótima e conta com muitas operadoras de mergulho.

O que nós mudariamos no roteiro Indonésia?

Em Labuan Bajo, apenas 2 dias seriam suficientes para o que havíamos planejado. Ao chegar lá, descobrimos que a agência Alexandria Cuise visita em 1 dia o que havíamos planejado para 2 dias, usando um speed boat. O lado bom foi ter mais tempo para curtir o nosso resort, que era magnífico!

Com 1 dia a menos em Labuan Bajo, poderíamos ter ficado mais um dia em Ubud ou até mesmo dormido uma noite em Nusa Penida, que foi um dos lugares mais bonitos que visitamos em toda a viagem.

O que fazer na Indonésia além do nosso roteiro?

Como nós tínhamos apenas 8 dias para o nosso roteiro Indonésia, infelizmente não foi possível conhecer o país inteiro. Ainda assim, durante nosso planejamento, outros lugares despertaram nossa atenção e confesso que deixar alguns deles pra trás foi doloroso. São eles:

  • Ilhas Gili
    • Um conjunto de 3 ilhas (Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air) de águas cristalinas há apenas 2h de barco de Bali
  • Vulcão Kelimutu
    • Ainda que em Bali existam 2 vulcões, o que mais chamou a atenção no Vulcão de Kelimutu foram os 3 lagos que existem no cume e o fato curioso que cada um tem a água de uma cor diferente.
  • Palau Sumba
    • Uma ilha muito pouco conhecida pelos turistas, mas que possui possui muitas cachoeiras, lagos e paisagens incríveis.
  • Parque Nacional Tanjung Puting
    • Famoso pela conservação dos Orangotangos, fica localizado na ilha de Bornéu.

Mais posts sobre a Indonésia

Quanto custa viajar para a Indonésia (breve)

Quando ir para a Indonésia (breve)

Como chegar na Indonésia (breve)

O que fazer em Bali na Indonésoa (breve)

O que fazer em Komodo na Indonésia (breve)

Diego Faria

Carioca e apaixonado por viagens, já visitei mais de 25 países, e desde 2017 moro no exterior. Morei em Dubai por 3 anos e desde 2020 moro e trabalho em Berlim.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.